Laboratório

Uci

Apresentação de Bispect

XAROPE INFANTIL: caixa contendo frasco com 120 ml.XAROPE ADULTO: caixa contendo frasco com 120 ml.SOLUÇÃO EXPECTORANTE: caixa contendo frasco com 50 ml.

Bispect – Indicações

Bispect é indicado como mucolítico no tratamento das afecções broncopulmonares agudas ecrônicas, associadas a secreção mucosa anormal e transtornos do transporte mucoso.

Contra-indicações de Bispect

Em casos de hipersensibilidade ao cloridrato de bromexina ou a qualquer componente da fórmula.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Bispect

Bispect é um fármaco bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais.Geralmente, os efeitos adversos são leves e transitórios.Ocasionalmente, podem ocorrer náuseas, vômitos, cefaléia.Foram relatados raros casos de reações alérgicas com erupções cutâneas.

Bispect – Posologia

Bispect Xarope adulto – Adultos e crianças acima de 12 anos de idade5 ml, três vezes ao diaBispect Xarope infantilAdultos e crianças acima de 12 anos de idade – 10 ml, três vezes ao diaCrianças acima de 6 a 12 anos de idade – 5 ml, três vezes ao diaCrianças acima de 2 a 6 anos de idade – 2,5 ml, três vezes ao diaCrianças até 2 anos de idade – 1,25 ml, três vezes ao dia

Bispect – Informações

A bromexina é um derivado sintético do princípio ativo vegetal vasicina. Em estudos pré-clínicos,foi demonstrado um aumento na proporção da secreção serosa brônquica.A bromexina reduz a viscosidade do muco e ativa o epitélio ciliar facilitando, desta maneira, otransporte e a expulsão do muco.Estudos clínicos demonstraram um efeito secretolítico e secretomotor da bromexina na região dosbrônquios, o que facilita a expectoração e alivia a tosse.A meia-vida de absorção da bromexina é de 0,4 hora.A bromexina está sujeita aos efeitos da primeira passagem em 75 a 80%. A biodisponibilidadeabsoluta da bromexina, administrada oralmente, é de 20 a 25%. A administração de bromexinaapós as refeições aumenta a biodisponibilidade do produto. Após a administração oral, abromexina apresenta um comportamento linear de acordo com a dose, variando entre 8 a 32 mg.Já foram descobertos no plasma no mínimo 10 metabólitos da bromexina, incluindo o ambroxol,que é um metabólito farmacologicamente ativo.A bromexina apresenta alto índice de ligações às proteínas plasmáticas, 95 a 99%.A bromexina apresenta maior acúmulo no tecido pulmonar que no plasma. A meia-vida deeliminação inicial é de aproximadamente 1 hora e a final é de 13 a 40 horas.Em 8 e 12 horas após a administração oral de 8 mg de bromexina, os níveis plasmáticos caempara 1,5 ng/ ml e 0,2 ng/ ml, respectivamente.A bromexina é excretada quase totalmente por via renal sob a forma de metabólitos.Somente uma pequena fração é encontrada na urina sob a forma não metabolizada. Setenta porcento da dose oral é excretada pela urina após 24 horas e 88% após cinco dias. Somente 4% dofármaco administrado por via oral é excretado pelas fezes.A bromexina não se acumula no organismo já que a meia-vida de eliminação principal é de umahora.O estado de equilíbrio é atingido em três dias, no máximo.Estudos em animais demonstraram que a bromexina atravessa as barreiras hemato-encefálica eplacentária.Em caso de doença hepática grave pode ocorrer uma redução na depuração da bromexina e seusmetabólitos. Não há estudos farmacocinéticos disponíveis para essas condições.